sábado, 10 de julho de 2021

 

Criação de uma cena,

à maneira do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente

O comerciante

 

Chega ao cais um comerciante. Este leva consigo uma mala de dinheiro, do qual metade era do povo. Leva também alguns produtos falsos e a fantasia de que é um bom vendedor.

 

Diabo:                À barca, à barca,

                            gentil homem!

                            Venha navegar comigo!

                            Aqui há de tudo.

                            Tudo que sempre desejaste ter em terra

                            e não conseguiste, irás ter aqui comigo.

                            Ora, à barca, à barca!

 Comerciante:   Ora, ora

Senhor diabo, como estais?

Vim aqui para vender as minhas especiarias

Sou um comerciante bem-sucedido na vida, já vivi muito.

Anjo:                  Ora, como vão?

O senhor é novo por cá?

Oh Diabo!! Sempre a meteres-te na vida das pessoas.

Não mudas?

Diabo:                À barca, à barca!

Vim aqui ao comércio, pois precisava

de alguns produtos novos

e deparei-me com este comerciante que é novo por cá.

Anjo:                   Vou-me embora, pois não há nada que

possa fazer por aqui!

 

O anjo vai-se embora com um ar desconfiado para com o Diabo.

 

Diabo:                Ora, meu caro comerciante, que fazeis da vida?

Comerciante:    Ora, ora, senhor Diabo,

eu sou um comerciante já velho de idade

que em vida não fazia nada de mais, apenas vendia os meus produtos.

Diabo:                E que pecados cometestes em vida?

Comerciante:    Nesta vida cometi vários pecados

dos quais me sinto culpado ….

 

O diabo põe-se a sorrir, pois sabe que o vai mandar para o Inferno.

 

Diabo:                Quais foram os tais pecados?

Comerciante:    Meti o povo a pagar mais do que devia,

burlei e matei por causa do dinheiro.

 

O comerciante continua agarrado à sua mala de dinheiro (do qual metade era do povo).

Aperta também contra si os produtos falsos, que provam que era um bom vendedor.

 

Diabo:                O que farás agora?

O anjo desistiu de ti, só tens um destino

que é te juntares a mim no Inferno.

 

E o comerciante, arrependido dos seus pecados, entrega-se sem pensar duas vezes, porque acha que não há mais volta a dar e que o destino dele é aquele.

Trabalho realizado por:

Ana Garcia, nº 1 Fátima Djalo, nº 5 Hylaticleiva Renner, nº 9 - 9º G

ESO, Ano letivo 2020/2021


Sem comentários: